Deus quer ter um encontro pessoal com você a sós todos os dias.
Talvez isso o surpreenda, mas pense por um momento: quando você aceita Cristo como Senhor e Salvador, passa a ser um integrante da família de Deus, um filho de Deus. Você pode chamar Deus de seu Pai. Qualquer pai ou mãe tem desejo de passar tempo com seus filhos; às vezes com todos juntos, mas também com cada um em particular. É dessa forma que uma pessoa conhece profundamente outra: ao passar tempo a sós com essa pessoa.
A melhor maneira de conhecer seu Pai celestial é passando tempo a sós com Ele. Você pode fazer isso lendo a Sua Palavra e falando com Ele em oração.
Você pode falar com Deus em qualquer momento do dia: indo para o seu trabalho, preparando a comida, lavando a roupa ou estudando na escola. Porém, você também necessita separar um tempo no dia no qual possa prestar toda a sua atenção no Senhor, sem distrações.
Talvez o melhor seja em sua casa, pela manhã, antes de começar suas atividades, e quando sua mente está mais apurada. Ou talvez seja melhor à noite, quando o dia termina, e você se prepara para um bom descanso e faz planos para o dia seguinte.
Qualquer que seja o momento do dia, seja constante e disciplinado em seu encontro com Deus. Jesus levantava cedo para orar e ia a um lugar tranqüilo (Lucas 5.16). Faríamos bem em seguir o seu exemplo.
Para o tempo que você passará a sós com Deus, não é necessário ter alguma hierarquia estabelecida maior do que a de alguém como seu pai ou sua mãe. Primeiro, uma saudação, uma breve oração pedindo a Deus que abençoe esse tempo juntos. Logo você desejará ler algo de Sua Palavra, a Bíblia.
Se você está começando a conhecer a Bíblia , certamente lhe será mais interessante o Evangelho segundo João, porque é ali que o plano da salvação está maravilhosamente resumido em um só livro. Se você ler um capítulo do Evangelho segundo João a cada dia, poderá ler todo esse evangelho em menos de um mês. Ao terminar de lê-lo, talvez você queira continuar com o livro de Atos, para ver a maneira pela qual os primeiros cristãos compartilhavam a sua fé com aqueles que os rodeavam. Compartilhar a fé é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para Deus.
Se você ainda não está muito familiarizado com a Bíblia, talvez prefira uma versão em Português numa linguagem mais contemporânea. Busque a recomendação de seu pastor ou consulte uma livraria evangélica.
Enquanto lê a Bíblia, medite no que ela diz. Meditar significa pensar seriamente nas coisas espirituais, pensar detida, serena e profundamente em Deus; quão misericordioso Ele é, quantas coisas maravilhosas fez por você, o que ainda fará e o que Deus deseja que você faça por Ele.
Ao ler a bíblia e meditar, certamente você encontrará:
- uma promessa especial para você;
- uma orientação para as decisões da sua vida;
- uma ordenança que você deve seguir;
- um pecado ou uma necessidade espiritual que de pronto se faz muito evidente em sua vida;
- um versículo que lhe fale de forma especial, e que você desejará memorizar.
Não leia muito rápido, nem avance muito de uma vez só. Tome tempo para analisa tudo o que Deus tem para você na leitura de cada dia. Não é necessário apressar-se em seu tempo a sós com Deus, especialmente se você passa tempo com Ele todos os dias.
Depois de um tempo lendo e meditando, fale com Deus em oração. Fale com Ele como se estivesse falando com um pai ou mãe terrenos que amam você e que lhe desejam o melhor, querendo ajuda-lo de todas as maneiras possíveis.
Talvez você não saiba exatamente do que falar com Deus. Estas sugestões podem ajuda-lo:
- Você pode adora-lo pelo que Ele é: o Criador e Sustentador do Universo que, ainda assim, se interessa por cada um de nós.
- Você pode agradecer-lhe por tudo o que Ele tem feito, o que faz e o que prometeu fazer por você.
- Você pode reconhecer diante dEle aquelas coisas que você fez, disse ou pensou e das quais se arrependeu. Deus nos disse que quer e pode perdoar os nossos pecados (1 João 1.9)
- Você pode orar pela sua família. Temos um compromisso especial de orar por aqueles que estão próximos de nós.
- Você pode interceder por outros: amigos ou vizinhos que têm necessidades tanto físicas como espirituais.
- Você pode orar por si mesmo. Peça a Deus que o guie em todos os acontecimentos do novo dia. Peça-lhe que o ajude a resolver algum problema que você tenha. Peça-lhe que prepare oportunidades através das quais você possa servi-lo.
Faça uma lista do que você necessita pedir a Deus, para não esuqecer nada, e também registrar as respostas dEle (em alguns casos, Ele poderá dizer “Sim”, em outros “Não”, e em outros “espere”). Leve sua lista em um livreto ou em cartões que caibam facilmente em seu bolso ou em sua carteira.
Se você teve o seu tempo a sós com Deus pela manhã, continue o seu dia fortalecido e preparado para o que possa vir! Se o seu encontro a sós com Deus foi à noite, deite-se confiando em seu cuidado, pronto para descansar e preparar-se para um novo dia de serviço para Deus; ou melhor ainda, faça o possível para passar um tempo a sós com Ele tanto pela manhã quanto à noite (leia Isaías 55.17).
E lembre-se que pode orar ao senhor em qualquer momento, em qualquer lugar (na escola, no trabalho, em casa) e sobre qualquer assunto que você necessitar, ou para agradecer-lhe por algo que tenha recebido. Do mesmo modo que faria um pai ou mãe que o amam, Deus se interessa em tudo o que acontece com você.
Deus está desejoso esperando que chegue o momento de seu encontro a sós com você.
O segredo – Por Ralph S. Cushman (adaptado)
Estive com Deus esta manhã
Na melhor hora do meu dia
E Sua presença foi como aurora,
Enchendo-me de alegria
O dia todo senti Sua presença,
O dia todo ficou comigo,
E mesmo em meio à tormenta
Velejamos sem perigo.
Embarcações foram abatidas,
Outras foram arrastadas,
Mas os ventos que as castigavam
Trouxeram-nos paz abençoada.
Pensei então em outras manhãs,
Com uma tristeza imensa,
Quando eu, também, soltei as amarras,
Deixando atrás Sua presença.
Acho que sei o segredo
Que aprendi com agonia:
Tenho que busca-Lo de manhã!
Se O quiser por todo o meu dia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário