segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O Espírito Santo guiará à verdade!

“Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda verdade” – João 16.13

No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero fixou as 95 teses na porta da igreja do castelo de Wittenberg, onde lecionava e pastoreava. A situação havia se tornado insustentável! Numa época em que as pessoas viviam com medo do juízo de Deus, elas buscavam o perdão. Por isso, iam ao confessionário para confessar seus pecados. Para surpresa de Lutero, ao convidar as pessoas para o arrependimento e à penitência, muitas delas simplesmente retrucavam: “Eu comprei carta de indulgência, já paguei a pena!”.
As pessoas não levavam a necessidade de arrependimento a sério, já que as indulgências eram oferecidas como um atalho para receber o perdão de Deus!
O perdão de Deus não é mercadoria que o dinheiro compra. Perdão acontece quando confiamos na obra de Cristo em nosso favor. Deus nos reconcilia consigo não pelo mérito do bem que nós fazemos, mas por sua graça! No centro da obra salvadora de Deus está a pessoa de Jesus Cristo! E para todos os tempos, a verdade do evangelho, a salvação por graça e fé deve permanecer em evidência!
Foi isso que Lutero redescobriu e compartilhou com as pessoas de seu tempo. Desencadeou-se, assim, o movimento da Reforma, que lembramos e comemoramos hoje.
Reforma não pertence ao passado. Também em nossos dias, o Espírito da Verdade quer soprar entre nós, a começar por mim e por você, e nos guiar a toda verdade. Fundamental será a nossa disposição para ouvirmos o que Ele tem a nos dizer. Fazendo uso do testemunho das Sagradas Escrituras, Ele nos revela a boa nova e nos conduz nela.

‘Espírito Verdade, em nós vem habitar. Difunde claridade, o mal vem afastar. Que todos, fielmente, confessem seu Senhor!’

Extraído do Livro “Orando em Família”

Nenhum comentário:

Postar um comentário