quinta-feira, 16 de junho de 2011

O SACRIFÍCIO DE CRISTO POR NÓS FOI:


1- PENAL - Um sacrifício substitucionário que satisfez as exigências da justiça de Deus sobre o pecado. Ao fazer isso, Cristo pagou a penalidade pelo pecado dos homens por trazer perdão, por imputar justiça e por reconciliar o homem a Deus.A morte de Cristo pagou a penalidade do pecado por aqueles que Deus elegeu e escolheu salvar, e que através de arrependimento o homem pode aceitar a substituição de Cristo como pagamento pelo seu pecado. Gál. 3: 13 - Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo maldição por nós, pois está escrito: maldito todo aquele que for pendurado no madeiro. II Co. 5.21 - Aquele que não conheceu pecado. ele o fez pecado por nós, para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.

2 - VICÁRIO ( Latim - VICARIUS) - Também um sacrifício substitucionário. Jesus nos substituiu na cruz. Lev. 1: 4 - Porá a mão sobre a cabeça do holocausto, para que este seja aceito a favor dele, para a sua expiação. Is. 53: 5-6 - Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e por suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós.I Pe. 2.24 - Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; pelas suas feridas fostes sarados.

3- VOLUNTÁRIO - João 10;18 - Ninguém a tira de mim, mas eu espontaneamente a dou. Eu tenho autoridade para dá-la, e autoridade para tornar a tomá-la. Este mandato recebi de meu Pai.

4-REMIDOR - Jesus pagou um alto preço para nos resgatar das trevas para a sua maravilhosa luz. Nossas dívidas foram pagas pelo nosso Remidor. Ef. 1;7 - Nele temos a redenção pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça. I Co. 6.20 - Fostes comprados por bom preço. Glorificai, pois a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

5 - PROPICIATÓRIO - Propiciatório era uma tampa feita de ouro maciço (1.15 m por 70 cm) que era colocada em cima da Arca da Aliança no
Tabernáculo. Era ali, onde o sangue do sacrifício era derramado, que Deus se encontrava com o homem,
representado pelo sumo-sacerdote no Velho Testamento. A palavra
hebraica traduzida "Propiciatório" significa "o lugar onde a propiciação é feita". Propiciação significa apaziguar ou aplacar a
ira de alguém irado. Deus estava irado por causa dos nossos pecados, mas o sangue do sacrifício ali derramado aplacava
a Sua ira, permitindo que o homem, representado no sumo-sacerdote, se encontrasse com Ele. Cristo tornou-se a
propiciação ou propiciatório pelos nossos pecados na cruz do Calvário. Rm. 3: 25 - Deus o propôs para propriação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos sobre tolerãncia de Deus. Luc. 22:20 - Semelhantemente tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este é o cálica da Nova Aliança no meu sangue derramado por vós.

6 - RECONCILIADOR - Jesus é o único mediador entre nós e Deus Pai. II Co. 5. 18 - Pois assim como por uma só ofensa veio o juizo sobre todos os homens, para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens, para justificação e vida. Pois como pela desobedi~encia de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos. Col. 1: 21-22 - A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora, contudo, vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensiveis, e inculpáveis.

7 - EFICAZ - Rm. 5: 9-10 - Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Pois se nós, quando erámos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
Heb 9; 12 - E não por meio de sangue de bodes e bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, havendo obtido uma eterna redenção. Heb. 9; 26b - Mas agora, na consumação dos séculos, uma vez por todas se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. VV. 27 - 28 - E, como aos homens está ordenado morrer uma só vez, vindo depois disto o juizo. Assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez, para lavar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que esperam para a salvação. Heb. 10:12- Mas este, havendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se a destra de Deus.

8 - REVELATÓRIO - I João 4; 9-10 - Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou o seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos. Nisto está o amor, não em que nós o tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou, e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.

Jarbas Matos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário