quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

CARNAVAL

Origem da palavra Carnaval

Estudiosos divergem quanto a origem do termo Carnaval. Para uns, a palavra vem de CARRUM NAVALIS, os carros navais que faziam a abertura das Dionisías Gregas nos séculos VII e VI a.C. Uma outra versão é a de que a palavra Carnaval surgiu quando Gregório I, o Grande, em 590 d.C. transferiu o início da Quaresma para quarta-feira, antes do sexto domingo que precede a Páscoa. Ao sétimo domingo, denominado de "qüinquagésima" deu o título de "dominica ad carne levandas", expressão que teria sucessivamente se abreviado para "carne levandas", "carne levale", "carne levamen", "carneval" e "carnaval", todas variantes de dialetos italianos (milanês, siciliano, calabres, etc..) e que significam ação de tirar , quer dizer: "tirar a carne" A terça-feira. (mardi-grass), seria legitimamente a noite do carnaval. Seria, em última análise, a permissão de se comer carne antes dos 40 dias de jejum da Quaresma.

Todo ano, na véspera do carnaval, vemos as cidades de Salvador e outras fazendo os preparativos para o carnaval. Muita gente se envolve e muito dinheiro é gasto para a realização desta festa da carne de origem pagã. Como disse Caetano, atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu. Esta festa é um convite aos carnais, aos mortos espirituais, onde as obras da carne descritas na carta de Paulo aos Galátas 5.19-21 – “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, a cerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.” V.24 – “ Os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.”Estas obras da carne são manifestas claramente durante o carnaval. O carnaval é festa para carnais e não para espirituais. Com certeza Deus odeia o carnaval. Que Ele tenha misericórdia deste povo carnal.

Neste período muitas “igrejas” fazem retiros Espirituais, outras ficam nas cidades para evangelizarem os foliões e outras liberam o povo para viajarem e terem comunhão com seus familiares e irmãos. Neste ano a nossa comunidade optará pela comunhão com familiares e irmãos. Aproveite ao máximo este período para renovar suas forças e estreitar o relacionamento com os seus. Quem desejar participar da programação do Espiritual 2011 deve entrar em contato com Joana – secretária da IBG - 3267-0788. Vamos aproveitar e interceder por esta gente que ficará vulnerável a toda “sorte” de males durante o carnaval.

O saldo negativo que o carnaval deixa é terrível: mortes, abortos, perdas, agressões a pessoas e ao meio ambiente, enfermidades, contaminações, lares desfeitos e uma série de prejuízos morais. Infelizmente o diabo aproveita para fazer exatamente o que ele sabe: matar roubar e destruir. Interceda por seus parentes e amigos para que Deus, por sua infinita misericórdia, os livre do mal.


Pr. Jarbas Matos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário