quinta-feira, 15 de julho de 2010

CRISTO SIM, IGREJA IDEM


No Cristianismo nada é individual apesar da nossa salvação ser pessoal. A vida cristã é comunitária e não solitária. Ser cristão é pertencer ao corpo de Cristo. Cada um de nós é membro deste corpo. A vida cristã é indissociável do corpo, não posso vivenciá-la sozinho. Pertencemos uns aos outros.

Rick Warren compara um cristão sem igreja com um jogador sem time, um soldado sem tropa ou uma ovelha sem rebanho. Mas a maior (e mais bíblica) de todas as figuras, sem dúvida é "uma criança sem família": a igreja é a família de Deus. Outra figura bíblica usada para identificar a igreja é "corpo de Cristo". Todos os que pertencem a Cristo são incorporados pelo Espírito Santo na igreja de Cristo. O cristão que se torna membro de uma igreja local passa a integrar um organismo vivo, o que pouco ou quase nada tem a ver com fazer parte de uma instituição religiosa.

O corpo de Cristo se expressa historicamente por meio da comunidade cristã local. A palavra ekklesia aparece 109 vezes no Novo Testamento e, destas, 104 são alusões diretas ou indiretas às comunidades cristãs locais nas cidades e ou casas. Ser "membro da igreja" é, portanto, ao mesmo tempo integrar o corpo místico e universal de Cristo e integrar uma comunidade local de cristãos, a expressão histórica e social do corpo místico de Cristo.

A comunidade cristã oferece o ambiente espiritual de segurança para os cristãos, quer no cuidado pastoral que acontece na prática do "uns aos outros", quer na tutela espiritual sob a autoridade de Cristo que repousa sobre sua Igreja. É na comunidade cristã local que o cristão tem acesso a realidades que não estão disponíveis em nenhum outro lugar do mundo. A adoração comunitária ajuda você a manter o foco em Deus, para uma vida de piedade e gratidão. Nas amizades espirituais você encontra o encorajamento e o suporte necessários para o enfrentamento das angústias e dificuldades inerentes ao direito de viver. Na ciranda da mutualidade dos dons espirituais você experimenta os frutos necessários à sua peregrinação no discipulado de Cristo. Você participa da missão da Igreja e coopera com Deus para a redenção do mundo: tem o privilégio da vida útil e abençoadora de muitos em nome de Jesus.

Não deixemos de nos reunir como Igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos animar uns aos outros... He. 10.25. “A convivência comunitária é imprescindível para o cuidado mútuo”. Lembrem-se dos seus líderes, que lhes falaram a palavra de Deus. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé. He. 13.7. Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês. He. 13.17.

Pr. Jarbas Matos Santos

Parte deste texto foi extraída de uma pastoral do Pr. Ed René Kivitz.

Um comentário:

  1. Pr. Jarbas,

    Nesses últimos dias estamos notando cada vez mais frequente pessoas se dizendo crente, mas sem viver o calor da comunhão. São refratários ao aconchego, ao estar juntos. Essa situação não é normal pois o homem é um ser social e necessita a todo instante estar próximo ou viver inserido no grupo. Tais comportamento de afastamento da igreja, como você já disse, está na contra-mão da Palavra do Senhor.

    Solon Belo 21-07-2010

    ResponderExcluir