Aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração (Mt.11.29).
Quem curte fotografia sabe bem a importância do foco. Sem correta focalização do objeto principal, ele não sairá nítido e arruinará a foto. Portanto, foco tem a ver com enxergar nitidamente. Com o convite que você acabou de ler, Jesus quer de alguma maneira dirigir nosso foco para o que está diante de nós.
Cansaço, sobrecarga, lutas, dúvidas, confusões, ansiedades e coisas desse tipo desviam nosso foco de Cristo - e da paz que ele nos dá - para os nossos problemas. Por isso ele nos convida a mudar o foco: em vez de focalizar os problemas, focalizar Cristo, andando lado a lado com ele. Em vez de deixar a tristeza ou a ansiedade roubar nossa alegria, tomar seu jugo, deixar com ele nossa sobrecarga e tomar o seu fardo, que é leve.
A mensagem central do convite, todavia, é aprender dele - e aprender demora. Requer paciência, empenho e perserverança. Quanto do que já lhe foi ensinado você realmente aprendeu? Só aprenderemos efetivamente de Jesus se nos acostumarmos a lembrar nos momentos de luta que o seu convite continua em pé. Aprender dele também significa tornar-se mais manso e humilde em comunhão com ele nas circunstâncias da vida.
Em vez de olhar somente os problemas e pesos de existência, olhar firmemente para o autor e consumador da nossa fé, Jesus (Hb 12.2). Pare de andar sozinho cambaleando de tanto peso que carrega nas costas. Aceite o convite. Tome o jugo e o fardo de Jesus e prossiga com ele. Que hoje você aprenda algo mais de Jesus. Que hoje seu olhar possa desviar-se um pouco de tudo o que lhe causa peso e sobrecarga, e repousar sobre Jesus. O fardo que nos cabe é o dele. Por que continuar sofrendo como se não houvesse outra saída, quando o próprio Senhor de todas as coisas nos chama para aliviar nossa carga? Portanto, focalize bem o seu olhar em Jesus e veja a vida de maneira mais nítida, com ele no centro de tudo.
WMJ "COM O FOCO EM JESUS, AS DIFICULDADES GANHAM O ASPECTO QUE MERECEM."