IGREJA? TÔ FORA OU TÔ DENTRO?
Ultimamente tenho visto e lido alguns livros voltados para o nosso jeito de ser Igreja Evangélica Brasileira. Por exemplo: Pr. Ricardo Agreste – Igreja? Tô Fora! Paulo Brabo - Bacia da Alma; Wayne Jacobsen - Por que você não quer ir mais a Igreja? ...
Ultimamente tenho visto e lido alguns livros voltados para o nosso jeito de ser Igreja Evangélica Brasileira. Por exemplo: Pr. Ricardo Agreste – Igreja? Tô Fora! Paulo Brabo - Bacia da Alma; Wayne Jacobsen - Por que você não quer ir mais a Igreja? ...
Estes escritos chamam a nossa atenção, para revermos conceitos e valores como discípulos de Jesus. Precisamos resgatar valores perdidos enquanto crescemos em número, não podemos permitir que este crescimento seja um “inchaço” mais um rechaço ao império das trevas, que não prevalecerá contra a Noiva do Senhor Jesus, que deve ser sem ruga, sem mancha, santa e irrepreensível. Devemos ser a contracultura de uma cultura utilitarista e consumista. Jesus nos identificou como sal da terra e luz do mundo e o apóstolo Paulo disse para não nos conformarmos com este mundo, mas transformarmos-nos pela renovação da nossa mente, para que possamos experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.
Quero estar sempre de fora de uma Igreja que finge ser, mas no fundo só quer o ter, cujos líderes aparecerão diante do trono e ouvirão Jesus dizer – não vos conheço, apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade. ( Mt. 7 – 23 ). Líderes impostores, autoritários e não servidores.
Quero estar sempre dentro de uma Igreja que faz a vontade, do seu dono, o Senhor Jesus. Este Corpo de Cristo que atua como comunidade do amor, uma Igreja servidora, que brilha diante dos homens com boas obras, que faz o bem sem olhar a quem. Como disse o Arcebispo William Temple: A Igreja é a única sociedade cooperativa no mundo, que existe em benefício dos que não são membros. Combina com a afirmação do Pr. Dietrich Bonhoeffer: A Igreja só é Igreja quando o é para os de fora. Esses homens estão apontando para o fato de que a Igreja é, essencialmente, uma comunidade de discípulos de Jesus em missão no mundo. Igreja que anuncia as Boas Novas de salvação, para amigos, parentes, vizinhos e gente de todas as línguas povos e nações. . .
Quero estar sempre dentro de uma Igreja que reconhece que está se aperfeiçoando, uma Igreja em obra, os agraciados por Deus. Consciente que a pesar da existência dos falsos profetas não opta por uma espiritualidade disfuncional baseada na solidão e na autonomia. Como disse Ricardo Agreste: O desafio que temos é buscarmos uma comunidade que incentiva uma espiritualidade cristã consciente e madura. Que se submete à orientação de pastores e líderes que demonstram compromisso com o caráter de Cristo, como encontramos nas Escrituras: Não deixemos de reunir-nos como Igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros... He. 10.25. “A convivência comunitária é imprescindível para o cuidado mútuo”. Lembrem-se dos seus líderes, que lhes falaram a palavra de Deus. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé. He. 13.7. Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês. He. 13.17.
A nossa Comunidade Salvador Sal e Luz deve está enquadrada no rol das que fazem a vontade do seu dono, o Senhor Jesus, Aquele que nos remiu com o seu precioso sangue. A Ele toda glória pelos séculos dos séculos amém. É nele que vivemos, nos movemos e existimos... ( At. 17.28). Nesta Igreja eu tô dentro e você?
Jarbas Matos Santos
Pastor
Nenhum comentário:
Postar um comentário